O QUE É KOSHER?

A tradução literal de KOSHER é justo ou correto.

Quando um alimento recebe o selo de qualidade KOSHER significa que não há adição de carne suína e que todo o processo de seleção de matéria-prima, produção, manuseio e conservação dos alimentos passaram por um rigoroso processo de fiscalização, que investiga muito profundamente a origem e o estado dos animais que serão utilizados, independente de qualquer outra fiscalização oficial.

Esse procedimento milenar atende inteiramente aos anseios dos consumidores atuais, que exigem o alimento a ser consumido seja limpo e puro, além de ter origens conhecidas.

Por isso, ao levar para sua casa um alimento com o selo Kosher, fique tranqüilo, você estará cuidando com carinho de seu patrimônio mais precioso: sua saúde.



ABATE KASHER - RITUAL JUDAÍCO


Shechitá - é o nome dado ao abate e é executado por um Shochet, um homem temente a D'us e observante da Torá.
Sua rapidez e precisão, juntamente com uma lâmina perfeitamente lisa - a qual é exigida pela Lei Judaica - protegem o animal, tanto quanto possível, da dor e do sofrimento.

O instrumento cortante utilizado para essa operação é chamado de chalaf, o qual é afiado de forma eficiente e examinado após cada utilização. Cada seção de schechita é precedida por uma prece especial denominada beracha.







O corte é rápido e certeiro, secciona de uma só vez a traquéia, esôfago, as carótidas e as veias jugulares. Isso evita o sofrimento do animal.


Os animais devem ser sangrados porque a lei judaica proíbe o consumo de sangue. "A alma de todo ser vivo está no sangue".














Bedicá - É a inspeção dos órgãos internos, à procura de doenças ou ferimentos potencialmente fatais, que desqualificariam o animal. A maior parte das anomalias que torna um animal não - Casher.

A inspeção dos animais é realizada pelo shochet, para verificação das moléstias, injúrias e principalmente a presença de aderências ou malformações, que condenarão o animal para fins de consumo. Os pulmões são inflados para verificação de aderências.
Nicur - Implica na remoção de certas veias e sebos proibidos da carne. São extremamente predominantes nas partes traseiras e, devido à complexidade envolvida em sua remoção, estas partes do animal não são, em geral, vendidas como Casher.







Um rabino acompanha o ritual e supervisiona tudo. Qualquer anomalia (doença, malformação) impede o aproveitamento da carne. Se tudo está bem o animal está pronto para a desossa.

Meicha - também conhecida como "casherização" é a imersão e o salgamento da carne depois que todas as veias e gorduras proibidas foram retiradas.


O processo de casherização consiste dos seguintes passos: lavagem, imersão (trinta minutos na água), salgamento (uma hora no sal) e tripla lavagem. A carne é salgada dentro do período de 72 horas após o abate. O fígado não é casherizado da maneira habitual, porém grelhado separadamente em fogo exposto. Ambos os processos servem para remover os últimos traços de sangue da carne. Todo este processo normalmente já é feito pelos próprios açougues casher.